Motivação VS Objectivos

Para aumentar a nosso motivação para treinar, para manter uma alimentação saudável ou mesmo para outra coisa qualquer, o fundamental é estipular objectivos.

Mas estes objectivos devem ser específicos e não gerias. Ou seja, devem conseguir responder as seguintes questões:

  • O quê?
  • Quando?
  • Porquê?
  • Como?

Se conseguir responder a cada uma destas questões, tornamos o nosso objectivo mais “palpável” e assim mais facilmente continuamos motivados. Criamos um foco maior de forma a atingir esse objectivo,  aumentar a motivação.

Um exemplo:

Objectivo geral: quero emagrecer.

Objectivo especifico:

  • O que? Quero emagrecer até aos 68kg, no total reduzir 4kg
  • Quando? Quero emagrecer até ao dia 9/07/2016
  • Porque? Porque assim não me sinto melhor. Porque quero chegar aos quilos que já tive antes.
  • Como? Vou fazer mais treinos, fazer uma alimentação mais saudável, beber mais água e dormir mais horas.

No fundo, especificamos ao máximo esse objectivo de forma a criar um compromisso com nós mesmos.

É importante deixar esta descrição em locais que se “cruzem” connosco com frequência. Como a porta do frigorífico, no painel do computador ou telemóvel, anotado na página da agenda. Para não ficarem esquecidos e nos motivar a cada manhã ou a cada visualização.

Bons treinos!